O mar verdinho, cheio de piscinas naturais formadas por recifes de corais, faz de Alagoas um destino por si só. Mas as festividades juninas também agitam cidades como Piranhas, Delmiro Gouveia e Maceió. Com construções centenárias e histórias de Lampião, cada São João ensina um pouquinho dos costumes do sertão. Um patrimônio cultural tão rico quanto as águas do Velho Chico.
Famosa por suas praias de água verde que tanto atraem turistas ao longo do ano, a capital alagoana, Maceió, vira porta de entrada para os festejos que se espalham pelo interior do Estado em junho. Mas também vale estender uns dias na cidade para curtir os shows em seus polos juninos espalhados por vários bairros, comer nas barraquinhas e, de quebra, conhecer seus principais atrativos turísticos, como o passeio de jangada até as piscinas naturais da Pajuçara, os barzinhos que se estendem pelo calçadão à beira-mar em Ponta Verde e Jatiúca, o bairro histórico do Jaraguá, a Rua das Rendeiras e o sossego das praias de Ipioca e Paripueira, mais distantes do centro comercial.
* A Azul opera voos entre Maceió e as cidades de São Paulo (CGH), Campinas, Cuiabá, Goiânia, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro (GIG), Belo Horizonte e Uberlândia. Para as férias de julho, a expectativa é de ampliar a oferta de assentos com o lançamento de novas rotas saindo de Araçatuba, Bauru, Foz do Iguaçu, Presidente Prudente e Uberaba com destino à capital alagoana.
Como chegar: Delmiro Gouveia fica a cerca de 300 km de Maceió e é o único município alagoano que faz divisa com os Estados da Bahia, de Sergipe e Pernambuco.
Para encerrar os festejos em grande estilo, a cidade de Delmiro Gouveia promove em julho o Pedra Fest. Considerado o maior São João fora de época do sertão alagoano, o evento reúne grandes nomes da música nacional e também atrações locais em três dias de muita diversão. No ano passado, a programação contou com shows de Dorgival Dantas, Pablo, Zezo Potiguar, Thiago Aquino, Jonas Esticado, entre outros. Para resgatar as raízes sertanejas e preservar o rico patrimônio cultural do município, o evento oferece um amplo leque de atrações e atividades que contemplam toda a família. Especialidades da gastronomia regional também não faltam às mesas da cidade, que aproveita a comemoração para divulgar suas belezas naturais, sua arte e seu legado histórico. A expectativa é de que o Pedra Fest 2024 atraia 10 a 15 mil pessoas por noite, em praça pública.
Como chegar: Piranhas fica no sertão de Alagoas, a cerca de 270 km de Maceió, com acesso pelas rodovias estaduais AL-220 e AL-101.
Localizada no sertão de Alagoas e às margens do Rio São Francisco, que marca a divisa com Sergipe, a histórica Piranhas é palco de uma das mais autênticas festas de São João do interior nordestino. Com suas noites badaladas e casinhas coloridas que dispensam a construção de qualquer cidade cenográfica, o município – carinhosamente apelidado de Lapinha do Sertão por Dom Pedro II – parece já ter nascido pronto para um arraiá. Durante o chamado Forrogaço, a população, de 25 mil habitantes, recebe com muita dança e alegria os visitantes, que ainda podem passear de barco pelos Cânions do São Francisco e refazer os passos de Lampião e seu bando na famosa Rota do Cangaço – a história da captura e morte dos cangaceiros na região é contada no Museu do Sertão. Por isso, não faltam quadrilhas com casais trajados de Virgulino Ferreira e Maria Bonita em alusão a esse fato histórico que fez a cidade ser conhecida nacionalmente.
Comidinhas típicas à base de milho, quentão preparado com a cachaça local, bandeirolas, música e muita irreverência completam a diversão de quem decide pular a fogueira por lá. No ano passado, o Forró do Cangaço deu o pontapé inicial aos festejos juninos de Alagoas e durou três dias, com shows de Mari Fernandez, Tierry e Xand Avião.
* Os aeroportos mais próximos de Piranhas são os de Paulo Afonso (BA), Maceió (AL) e Aracaju (SE). A Azul opera voos para estes três destinos saindo de hubs como São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
Como chegar: A região dos Cânions de São Franscisco está a 300 km de capital Maceió
Além de Piranhas, a região turística dos Cânions do São Francisco também conta com atrações nas cidades de Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado e Belo Monte. Na cidade de Pão de Açúcar fica o povoado Ilha do Ferro, em que boa parte dos seus 500 habitantes são artesãos e produzem peças em madeira. Já o município de Belo Monte se destaca por suas riquezas naturais e culturais. O exuberante artesanato, como os do Mestre Jasson, se mescla com o cenário de serra que adiciona um charme especial à paisagem local. Em Olho d’Água do Casado é possível encontrar uma mistura perfeita para agradar tanto os que procuram tranquilidade, quanto quem está em busca de aventura nos cânions. Já a boa em Delmiro Gouveia é a PedraFest, realizada em julho. A cidade se enche de animação com festas tradicionais e apresentações de bandas locais. O PedraFest já se tornou um dos maiores eventos do sertão alagoano, acolhendo turistas de todas as localidades. O público estimado é de 10 a 15 mil pessoas por noite, que se reúnem em praça pública. Animação é o que não falta!