Na terra de Luiz Gonzaga, nosso eterno Rei do Baião, as festas de São João encontram sua mais autêntica expressão. Tem desfile de bacamarteiros, banda de pífano: quadrilhas e comidas típicas da estação. São mais de 70 dias de festa, e só aqui tem um trem do forró e um avião para levar os turistas com muito arrasta-pé e animação!

caruaru

Como chegar: Caruaru fica a 130 km do Recife e conta com o Aeroporto Oscar Laranjeira.

Quando o assunto é irreverência e tradição, o São João de Caruaru, no Agreste pernambucano, é referência nacional. Quesitos como número de visitantes, tempo de duração e quantidade de polos também são considerados pela Capital do Forró para se dar o título de “Maior e Melhor São João do Mundo”.  

Os números são realmente imbatíveis: neste ano, serão 72 dias de folia junina, que já começa em 19 de abril, no distrito de Gonçalves Ferreira, e segue até 29 de junho. Com tanta festança, a expectativa é de superar o público da última edição, quando a cidade atingiu 3,65 milhões de pessoas. 

A quantidade de atrações também promete bater recorde com a criação de dois novos espaços: o Polo Bacamarte e o Polo do Pífano, totalizando 27 pontos de animação. Entre eles, destaca-se o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que terá shows de Joelma, Claudia Leitte, Luan Santana, Alok, Roupa Nova e a banda internacional Double You, entre vários ícones do forró, como Elba Ramalho, João Gomes e Solange Almeida. Já o palco do Polo Azulão receberá nomes como Paulo Miklos, Jorge Aragão e Olodum. Como manda a tradição, também tem quitutes gigantes, cortejo de bacamarteiros, centenas de barracas animadas por violeiros e repentistas, fogueira para todo lado e quadrilhas que não deixam ninguém perder o bom-humor.

* A Azul vai ampliar o número de voos e a oferta de assentos para Caruaru durante as festas de São João. A partir de 10 de junho, haverá dois voos diários entre Recife e a Capital do Forró, em aeronaves ATR, com capacidade para 70 passageiros.