Os historiadores garantem: foi em Santa Cruz de Cabrália que os portugueses rezaram a primeira missa em solo brasileiro. Principais figurantes da cerimônia histórica, os índios Pataxó continuam no mesmo local. Em vez de missa campal, no entanto, o que rola na tradicional festa junina - conhecida como Tonhão, em homenagem a Santo Antônio.

santa cruz cabrália

Como chegar: Santa Cruz Cabrália pertence à Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia. Fica próxima do aeroporto da vizinha Porto Seguro e a cerca de 700 km de Salvador, pela BR-101.

O São João de Santa Cruz Cabrália é marcado pela animada festa do Tonhão, onde acontece os casamentos de mentirinha, com direito a noivo fujão, padre celebrando votos sob a mira de espingarda e a irreverência dos casais de quadrilheiros com seus trajes caipiras. 

Também não faltam shows nem quitutes para incrementar as festividades, que costumam abrir o calendário baiano de eventos juninos. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, as bandas de forró Cacau com Leite e Saia Rodada sobem ao palco do Tonhão 2024 para fazer todo mundo arrastar o pé até as chinelas ficarem gastas. O cantor baiano Thiago Aquino, fenômeno do arrocha, e o vaqueiro que virou rei do forró no YouTube, Mano Walter, esquentam ainda mais o fim de semana com seus hits contagiantes.

A ideia é que o município faça um festão neste ano para celebrar os santos juninos com muitas barracas de comidas típicas, brincadeiras e diversão para toda a família. 

Entre um arrasta-pé e outro, também vale curtir a vibe tranquila das belas praias de Santa Cruz Cabrália. Mergulhar nas piscinas naturais de Coroa Vermelha – com mar sossegado, excelente para crianças e caiaque – e visitar o Museu Indígena são passeios indispensáveis. Para ir mais longe, dirija-se ao pequeno porto, de onde saem dois lindos passeios: o de escuna até o Parque Marinho da Coroa Alta e o de chalana pelo Rio João de Tiba. Em ambos os roteiros, há parada na Vila de Santo André para almoço e uma esticadinha até a Ilha do Sol para compra de doces caseiros e banho de lama no manguezal. São tantos cenários deslumbrantes que você certamente vai deixar o Tonhão já planejando a próxima viagem para a região.